Unimed Ferj e Unimed Brasil chegam a um acordo histórico para solucionar a crise no atendimento aos beneficiários
A Unimed do Brasil e a Unimed Ferj firmaram um acordo de compartilhamento de risco para transferir a responsabilidade pelo atendimento de cerca de 350 mil beneficiários da Ferj em todo o país a partir de 20 de novembro. O entendimento foi alcançado após intensas reuniões com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Defensoria Pública, que pressionaram as operadoras para encontrar uma solução definitiva para a instabilidade na rede, especialmente em relação a interrupções de tratamentos oncológicos. A Unimed do Brasil assumirá o atendimento dos usuários da Ferj, enquanto a cooperativa fluminense reorganiza seus processos internos e ajusta sua sustentabilidade financeira.
O contrato de compartilhamento de risco foi assinado após semanas de impasse e visa estabilizar a rede assistencial gradualmente. Com a entrada da Unimed do Brasil na coordenação do atendimento, a expectativa é de que hospitais, clínicas e laboratórios operem sem interrupções, atendendo aproximadamente 350 mil beneficiários espalhados por vários estados. Os órgãos de controle, como MPF, MPRJ, Defensoria e ANS, continuarão acompanhando de perto a execução do acordo para garantir a cobertura dos pacientes, especialmente aqueles em tratamentos de alta complexidade.
A articulação do acordo foi vista como urgente para evitar uma judicialização em massa e até a intervenção na operadora. Com o compartilhamento de risco, o sistema Unimed pretende reorganizar a rede e garantir o atendimento aos beneficiários, buscando evitar o agravamento da crise.
