Governo implementa regras para o Sistema de Compras Rápidas (Sicx), visando desburocratizar aquisições públicas de produtos e serviços padronizados.
O governo federal implementou o Sistema de Compras Expressas (Sicx), uma iniciativa voltada para a aquisição de bens e serviços comuns padronizados via comércio eletrônico na administração pública.
A regulamentação foi formalizada pelo Decreto nº 13.106, de 24 de agosto de 2026, que foi publicado no Diário Oficial da União em 25 de agosto. Embora já tenha sido divulgado, esse decreto ainda não entrou em vigor; conforme estipulado no artigo 39, as novas diretrizes passam a ser aplicáveis a partir de 8 de setembro de 2026.
O Sicx foi introduzido anteriormente pela Lei nº 15.266, de 21 de novembro de 2025, que modificou a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a Lei nº 14.133/2021, para incluir o comércio digital como uma das formas permitidas para a contratação de bens e serviços comuns padronizados.
A intenção por trás do Sicx é alinhar algumas compras governamentais a um modelo similar ao do comércio eletrônico, onde fornecedores podem pré-cadastrar suas ofertas, permitindo comparações automáticas e contratações diretas pela plataforma.
(function() {
var banners = [
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/06/BANNERDNE2026.jpg”,
link: “https://chk.eduzz.com/2255897?a=43381214”
},
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/06/BANNERFILTROCONSUL2026.jpg”,
link: “https://s.shopee.com.br/40eLS3Je4K”
},
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/08/banner-solucoes-financeiras-2026.jpg”,
link: “https://recargapay.com.br/r/ricsou711-qg0”
}
];
var intervalo = 10000; // troca a cada 10 segundos
var indice = 0;
function trocarBanner() {
var banner = banners[indice];
document.getElementById(‘img-banner’).src = banner.img;
document.getElementById(‘link-banner’).href = banner.link;
indice = (indice + 1) % banners.length;
}
trocarBanner();
setInterval(trocarBanner, intervalo);
})();
Compreendendo o Sistema de Compras Expressas
O Sicx tem como objetivo a contratação de bens e serviços comuns que podem ser padronizados e contratados com frequência, conforme definido pelo decreto.
Isso indica que o sistema não visa substituir todas as modalidades tradicionais de contratação pública. Ele foca em produtos e serviços que possuem especificações claras e comparáveis.
O decreto designa a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) como a entidade central responsável pelo sistema.
Entre as responsabilidades dessa secretaria estão elaborar normas complementares, disponibilizar a plataforma e criar os editais necessários ao credenciamento.
O governo já havia apresentado o Sicx como uma solução simplificada para aquisições padronizadas. Um documento do MGI sobre as metas para o ano de 2026 inclui a regulamentação desse sistema entre as iniciativas relacionadas às contratações públicas.
O funcionamento atual do sistema
Ainda não está operando sob as novas regras estabelecidas pelo decreto.
Embora o Decreto nº 13.106 tenha sido publicado em 25 de agosto, ele especifica que sua vigência se dará apenas em 8 de setembro de 2026.
Ademais, a regulamentação prevê uma implementação gradual das funcionalidades do sistema.
Por exemplo, enquanto não estiver disponível a estimativa automática dos preços no Sicx, os compradores precisarão consultar as ofertas disponíveis fora da plataforma para produtos ou serviços equivalentes. Igualmente, enquanto certas funcionalidades como reserva do limite financeiro e liberação do pagamento não forem implementadas, será mantido o rito ordinário da execução das despesas públicas.
Assim sendo, a vigência do decreto não implica que todas as funcionalidades estarão ativas desde o primeiro dia.
Como ocorrerá a compra por meio do Sicx?
O modelo descrito pelo decreto inicia com o credenciamento dos fornecedores.
Os interessados em vender bens ou prestar serviços através do Sicx devem solicitar seu credenciamento online. Os critérios para habilitação serão definidos nos editais correspondentes e deverão ser comprovados através do registro cadastral unificado.
Uma vez credenciado, o fornecedor poderá cadastrar suas ofertas para os bens e serviços padronizados disponíveis em seu portfólio.
Para cada localidade atendida, ele poderá informar:
- preço;
- condições de entrega;
- condições de pagamento;
- características da oferta.
Além disso, será possível apresentar preços variados dependendo da quantidade solicitada para o mesmo produto e local.
As ofertas também poderão ser integradas com plataformas onde o fornecedor já realiza vendas.
Credenciamento contínuo sem espera por licitações
Um aspecto distintivo deste modelo é que o credenciamento estará permanentemente aberto aos fornecedores.
Conforme estipulado pelo decreto, os fornecedores terão acesso ao sistema integrado ao registro cadastral unificado. Após o credenciamento, poderão manter suas ofertas disponíveis na plataforma.
Isso representa uma diferença significativa em relação ao método convencional onde um fornecedor descobre uma oportunidade específica, prepara uma proposta e participa do processo licitatório correspondente.
No Sicx, prevalece o conceito de ofertas previamente cadastradas, que os compradores poderão selecionar conforme suas necessidades compatíveis.
Comparação automatizada dos preços pelo governo
O Sicx contará com ferramentas para formação e estimativa dos preços praticados.
As propostas apresentadas pelos fornecedores poderão ser atualizadas diretamente na plataforma e o sistema fornecerá estimativas baseadas tanto nos preços registrados dentro do próprio Sicx quanto nas informações coletadas em outras plataformas similares.
A regulamentação também inclui mecanismos para busca automatizada dos preços no mercado privado além da integração com sistemas da Receita Federal e das Secretarias Estaduais e Municipais da Fazenda para acessar dados nacionais sobre notas fiscais eletrônicas seguindo as normativas legais pertinentes.
O objetivo é proporcionar uma comparação mais abrangente antes da realização das contratações.
Ranqueamento automático das ofertas disponíveis
Uma característica relevante é a implementação do ranqueamento automático.
As ofertas consideradas adequadas no Sicx serão classificadas baseando-se nos critérios definidos no edital e na configuração do sistema.
Propostas provenientes de fornecedores com restrições no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) não serão aceitas para compras públicas.
Os critérios utilizados para ranquear as ofertas poderão ser ajustados pela entidade central responsável pelo sistema.
Adicionalmente, há um requisito claro sobre transparência: deve-se garantir que haja visibilidade pública e possibilidade de auditoria dos modelos automatizados utilizados no ranqueamento.
Documentação técnica deve ser mantida sobre critérios aplicados e alterações realizadas ao longo do tempo.
Em caso de empate nas classificações,
serão seguidos os critérios estabelecidos na Lei nº
14.133/2021. Se persistir algum empate após isso,
será realizado um sorteio.
A seleção da melhor oferta será feita automaticamente?
Sim,
isso ocorrerá como regra geral.
Contudo,
um ofertante que não esteja na posição mais alta poderá ser escolhido,
desde que exista justificativa clara e objetiva,
conforme normas definidas pela entidade central.
Essa possibilidade é importante,
pois nem sempre o menor preço ou primeira posição no ranqueamento será considerado como único critério.
Processo simplificado
para órgãos públicos
O decreto elimina várias etapas burocráticas típicas associadas à contratação.
Ao utilizar o Sicx,
o comprador fica dispensado da elaboração dos documentos habituais como termo
de referência ou edital específico.
O estudopreliminar técnico necessário agora ocorre diretamente no sistema.
Apesar disso,o comprador permanece responsável por determinar qual bem ou serviço contratar,
além das suas características conforme necessidades administrativas.
As etapas finais:
recebimento e pagamento
O recebimento acontecerá em duas etapas distintas.
Primeiramente,o
recebimento provisório strong > deve ocorrer até dois dias úteis após confirmação da entrega do produto ou prestação do serviço.
Após isso,o
recebimento definitivo strong > terá um prazo máximo até dez dias após o recebimento provisório,
exceto se houver prazo diferente estabelecido no edital,
com um limite máximo totalizando trinta dias.
Caso não haja manifestação por parte do comprador dentro dos prazos estipulados,
o recebimento poderá ser considerado tácito.
Os pagamentos aos fornecedores serão realizados mediante confirmação definitiva
do recebimento (seja este expresso ou tácito).
Durante seu período inicial,deve-se seguir procedimentos ordinários enquanto certas funcionalidades ainda estiverem indisponíveis.
E se houver problemas ou erros com os produtos?
O sistema contempla mecanismos específicos voltados à devolução.
Quando houver discrepâncias ou defeitos relacionados à entrega realizada,
o produto ou serviço poderá ser devolvido ao fornecedor.
Em regra geral,o fornecedor deverá realizar a coleta desses itens devolvidos.
Entretanto,pode haver acordo entre comprador e vendedor permitindo que essa coleta não ocorra.O produto então ficará disponível ao comprador para uso adequado ou descarte ambientalmente responsável.
Novas oportunidades para empresas venderem ao governo?
Sim! O Sicx abre novas possibilidades dentro das compras públicas,
mas isso não implica que qualquer item possa ser vendido automaticamente ao governo.
A oportunidade está focada principalmente nos fornecedores especializados em
bens comuns padronizados strong > cobertos pelos editais relativos ao Sicx.
Os interessados precisarão atender aos requisitos exigidos nos editais específicos antes
de realizar seu credenciamento.No entanto,depois disso,poderão cadastrar suas ofertas,dando informações sobre preços condições práticas relacionadas à entrega.
Além disso,o modelo é especialmente favorável às empresas que fornecem produtos padronizados com capacidade operacional em várias regiões,inclusive informando condições específicas relativas aos preços segundo cada localidade atendida.
Ainda assim,a regulamentação define diretrizes voltadas à ampliação da participação,dando foco especial às pequenas empresas visando reduzir custos operacionais associados à coleta ou devolução.
Porém,não há garantias automáticas quanto às contratações.Essas dependerão realmente das necessidades específicas requeridas pelos compradores bem como das regras determinadas pelo Sicx.
Pequenas empresas também poderão participar?
Não existe dispensa universal dos requisitos exigidos nas habilitações destinadas aos pequenos fornecedores.
Esses requisitos continuarão sendo definidos nos editais conforme natureza dos bens adquiridos baseando-se na Lei nº14.133/2021.A regulamentação oferece espaço para adoção adicional visando ampliar acesso aos pequenos negócios,juntamente com integrações possíveis entre plataformas públicas ou privadas respeitando disposições contidas na
Lei Complementar nº123/2006 strong >relativas tratamento preferencial destinado às microempresas assim como empresas menores.
Portanto,há abertura real à participação desses pequenos empresários,porem sempre observando normas específicas estabelecidas durante cada processo seletivo.
Substituição das licitações?
Não! O Sicx representa somente uma modalidade específica voltada à contratação dentro comércio eletrônico prevista pela Lei nº14.133/21.
Seu foco são bens comuns padronizados passíveis repetitivas contratações objetivas.Conforme já estabelecido pela própria Lei nº15.266/25,inserindo comércio eletrônico entre opções previstas artigo79.Lei Licitações definida assim como metodologia aplicada Administração pretende adquirir esses produtos oferecidos neste Sistema.
Desse modo,o Sistema deve ser entendido apenas como
uma ferramenta adicional nas contratações públicas strong >e não substituição integral das modalidades existentes.
Possibilidade utilização por estados municípios?
Sim! O decreto federal abre espaço nessa direção.
Assim,O Sicx pode ser adotado por órgãos entidades diversos entes federativos vinculados à Lei n°14.133/21 podendo estender-se ainda:a:
- empresas públicas; li>
- sociedades economia mista subsidiárias; li>
- serviços sociais autônomos; li>
- entidades sem fins lucrativos; li>
b> br />
‑
‑
‑
‑
“`
