Fiocruz sugere aumento de investimento em Saúde para 7% do PIB e pressiona postulantes
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja apresentar uma proposta às candidaturas presidenciais com a meta de aumentar os investimentos públicos em Saúde para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até o término do próximo mandato. Atualmente, esse índice está em cerca de 4%.
Essa iniciativa faz parte de um conjunto de sete compromissos que a instituição organizou para guiar as discussões sobre políticas públicas de saúde durante o período eleitoral. A Fiocruz defende que qualquer aumento nos recursos financeiros deve ser acompanhado pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a proposta destaca a importância de valorizar os profissionais da saúde e expandir a capacidade nacional de produzir vacinas, medicamentos e outras tecnologias essenciais.
Combate às desigualdades
Entre as sugestões apresentadas pela Fiocruz, estão iniciativas voltadas para diminuir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde e preparar o Brasil para futuras emergências sanitárias. O documento também relaciona as políticas de saúde aos efeitos da crise climática.
Outro aspecto importante abordado é o combate à desinformação. A fundação propõe implementar políticas permanentes que garantam à população acesso a informações confiáveis no campo da saúde.
Ademais, a Fiocruz sugere que o uso da inteligência artificial na área da saúde seja pautado por critérios que priorizem responsabilidade e transparência, sempre visando o bem-estar público.
Cooperação internacional
No contexto internacional, a instituição recomenda fortalecer a cooperação do Brasil com outros países, especialmente aqueles situados no Sul Global. A proposta inclui facilitar o acesso a vacinas, medicamentos, tecnologias e conhecimento científico entre as nações.
A fundação ainda defende a criação de mecanismos permanentes de financiamento climático direcionados à saúde, com o intuito de preparar os sistemas de atendimento para os impactos cada vez mais recorrentes das mudanças climáticas.
A carta foi elaborada com base nas deliberações do X Congresso Interno da Fiocruz, finalizado em fevereiro de 2026. De acordo com a instituição, o intuito é contribuir com as discussões entre candidatos, equipes de campanha, gestores, pesquisadores e toda a sociedade durante o processo eleitoral.
