Início das operações do Gripen F simboliza progresso na aliança Brasil-Suécia

[Foto: Jörgen Ericsson / Saab]

A Saab anunciou a realização bem-sucedida do voo inaugural do Gripen F, que é a versão biplace do caça Gripen E. A decolagem ocorreu às 9h40, horário local em Linköping, Suécia (4h40 no horário de Brasília), e a aeronave permaneceu no ar por um período de 40 minutos.

O teste foi liderado por Jakob Högberg, piloto-chefe de testes da Saab, em conjunto com o Tenente-Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que é piloto de testes da Força Aérea Brasileira (FAB). O principal objetivo do voo foi avaliar os sistemas essenciais da aeronave e seu desempenho inicial.

(function() {
var banners = [
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/06/BANNERDNE2026.jpg”,
link: “https://chk.eduzz.com/2255897?a=43381214”
},
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/06/BANNERFILTROCONSUL2026.jpg”,
link: “https://s.shopee.com.br/40eLS3Je4K”
},
{
img: “https://expressa.tv.br/wp-content/uploads/2026/08/banner-solucoes-financeiras-2026.jpg”,
link: “https://recargapay.com.br/r/ricsou711-qg0”
}
];

var intervalo = 10000; // 10 segundos para ser mais elegante
var indice = 0;

function trocarBanner() {
var banner = banners[indice];
document.getElementById(‘img-banner’).src = banner.img;
document.getElementById(‘link-banner’).href = banner.link;
indice = (indice + 1) % banners.length;
}

trocarBanner();
setInterval(trocarBanner, intervalo);
})();

Colaboração e Transferência de Tecnologia

O desenvolvimento do Gripen F é resultado direto da parceria entre Brasil e Suécia, inserido no Programa Gripen Brasileiro. Como um dos principais clientes, o Brasil exerceu um papel fundamental no desenvolvimento dessa variante.

  • Capacitação Técnica: Mais de 350 brasileiros — incluindo engenheiros, técnicos e pilotos — participaram de treinamentos voltados para desenvolvimento, produção, manutenção e testes em voo.
  • Foco Operacional: A configuração biplace foi elaborada para não apenas acelerar o treinamento dos pilotos, mas também para aprimorar as missões complexas de combate.

Lars Tossman, responsável pela área de negócios Aeronautics na Saab, comentou que este voo representa um marco significativo para as equipes dos dois países envolvidas ao longo dos anos no projeto.

Próximas Fases do Programa de Testes

Com a conclusão dos voos iniciais de verificação, a aeronave avança para uma nova fase dedicada aos testes abrangentes:

  1. Validação do Envelope de Voo: Realização de testes progressivos para determinar limites em altitude, velocidade, ângulo de ataque e carga G.
  2. Avaliação Tática: Análise das funções do cockpit traseiro e das capacidades específicas da configuração com dois assentos.
  3. Entrega à FAB: As atividades serão organizadas pelo Centro de Ensaios em Voo da Saab na Suécia. Após a finalização dos procedimentos de aceitação, o caça será enviado ao Brasil.

O post Primeiro voo do Gripen F marca avanço na parceria estratégica entre Brasil e Suécia apareceu primeiro em EXPRESSA.

Previous post Alerta: Golpistas se aproveitam do Coren em mensagens de WhatsApp com cobranças fraudulentas; veja como se proteger.
Next post Ministério da Saúde lança Centro de Controle das UTIs Inteligentes no SUS