Governo oferece oportunidade de especialização em enfermagem neonatal com 310 vagas disponíveis
O Ministério da Saúde lançou um edital com 310 vagas para a Especialização em Enfermagem Neonatal, destinada a profissionais que trabalham em unidades neonatais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento previsto para o curso é de R$ 2,6 milhões.
As inscrições estarão abertas no período de 16 de março a 6 de abril, através da plataforma SIGA-LS. O programa tem como foco profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a demanda por essa especialização é maior.
Objetivo
O objetivo do Ministério da Saúde com essa iniciativa é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no SUS e melhorar o atendimento prestado a mulheres e recém-nascidos.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou que o fortalecimento e a valorização da enfermagem no SUS, aliado à qualificação dos serviços oferecidos, contribuem para a resolução de desigualdades históricas e melhoram a eficiência das redes regionais de saúde.
A especialização em enfermagem neonatal visa aprimorar o cuidado prestado aos recém-nascidos no SUS, com benefícios como a identificação precoce de riscos, um manejo clínico adequado e intervenções seguras, o que pode levar à redução de óbitos evitáveis.
Formação
O curso será realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.
Com duração de 14 meses, a especialização faz parte do Programa Agora Tem Especialistas e pode aumentar em mais de 30% o número de enfermeiros neonatais que atuam no SUS.
Distribuição
Das 310 vagas disponíveis:
- 206 são para capitais (66%);
- 104 para municípios do interior (34%).
A distribuição regional inclui:
- 56 vagas no Centro-Oeste;
- 182 vagas no Nordeste;
- 72 vagas no Norte.
Os profissionais selecionados irão atuar em 64 hospitais localizados em 36 municípios. O edital também reserva 172 vagas para ações afirmativas.
Saúde feminina
Essa especialização é parte de um conjunto de ações do Ministério da Saúde para fortalecer a assistência obstétrica e neonatal.
Em 2025, o Ministério destinou R$ 17 milhões para a Especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne.
O curso conta com a participação de 760 profissionais de enfermagem e envolve 38 instituições de ensino, sendo executado pela Universidade Federal de Minas Gerais com o apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. O foco é priorizar profissionais que atuam em regiões mais remotas e na Amazônia Legal, com o objetivo de ampliar o acesso à formação especializada.
*Com informações da Agência Brasil
