Uso de máscaras é flexibilizado de novo no Maranhão

O governador Flávio Dino (PSB) assinou novo decreto liberando a população do uso de máscaras em locais abertos e fechados, nos municípios maranhenses que já possuam 70% da população imunizada com as duas doses contra covid-19, ou que tenha tomado a dose única.

O cenário atual da pandemia no estado motivou o chefe do executivo a publicar as novas normas. De acordo com o Painel Covid da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 15 de março foram registrados 194 novos casos de pacientes com covid-19 na Região Metropolitana de São Luís, 4 na cidade de Imperatriz e 551 nas demais regiões. Nenhum óbito foi registrado.

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para tratamento da covid na Grande Ilha estava em 19,70%, no dia 15; 30% em Imperatriz e 35% nas demais regiões.

Em trecho do decreto, a justificativa considerou a necessidade de avaliação diária dos casos de infecção por covid-19, dos indicadores epidemiológicos, do perfil da população atingida e do avanço da vacinação no Estado, visando à definição de medidas proporcionais ao objetivo de prevenção.

“Nos municípios em que mais de 70% (setenta por cento) da população tenha recebido as duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19, conforme dados constantes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o uso de máscaras faciais de proteção é uma faculdade de cada indivíduo, ou decorrerá de norma municipal, não havendo mais obrigatoriedade estadual”, diz o decreto.

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de São Luís, como Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar estão com a média de 84,12% de cobertura vacinal. Em São Luís, a cobertura é de 93,56%, com 899.640 pessoas acima de 12 anos vacinadas com as duas doses ou dose única.

Em São José de Ribamar, 141.809 pessoas estão imunizadas e a cobertura é de 76,16%. Em Raposa, a cobertura vacinal é de 79,8%, com 23.595 pessoas vacinadas.

Em Paço do Lumiar, porém, a cobertura é de 67,69% (97.668 pessoas vacinadas), abaixo do considerado pelo decreto para o uso facultativo de máscaras.

Veja também:

Elirio Dambros fala sobre prós e contras do uso de fraldas descartáveis

Que as fraldas descartáveis vieram para facilitar a vida dos pais, disso ninguém tem dúvida. No entanto, ainda se investiga os impactos causados pelo seu uso na saúde...

Olhar empático: executivo do mercado cripto investe pesado em incentivo ao esporte no país

Clélio Cabral é gerente da gestora de criptoativos Braiscompany e segue os passos do CEO da empresa, Antonio Neto Ais que também é destaque...

Reclusa após abandonar a TV, Ana Paula Arósio ressurge com novo visual

Atriz decidiu deixar a carreira há cerca de 12 anos, quando desistiu de protagonizar uma novela da TV Globo em horário nobre Longe dos holofotes...

Recentes