Rússia faz aceno inédito e envia proposta de acordo de paz à Ucrânia

A Rússia entregou uma proposta de acordo de paz à Ucrânia. O aceno, até então inédito, é a investida mais forte do Kremlin para por fim aos bombardeios, iniciados em 24 de fevereiro.


Nesta quarta-feira (20/4), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, segundo agências internacionais de notícias, que aguarda a resposta de Kiev sobre a proposta. Até então, Rússia e Ucrânia haviam apresentado somente condições para negociar.

“O documento que hoje apresentamos é o nosso projeto e inclui reformulações absolutamente claras e desenvolvidas. A bola está do lado deles [Ucrânia], estamos à espera de uma resposta”, frisou Peskov.

Ele completou: “Mas reitero mais uma vez a dinâmica do trabalho do lado ucraniano deixa muito a desejar, os ucranianos não mostram uma grande vontade em intensificar o processo de conversações.”

Em março, a Ucrânia apresentou à Rússia o seu projeto de acordo em Istambul, onde as duas partes negociaram um hipotético fim do conflito.

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar coordenada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Zelensky, em 24 de fevereiro. A guerra completa, nesta quarta-feira, 56 dias.

Veja também:

Simaria aparece de surpresa em show de Simone e emociona a irmã

Pouco mais de um mês após anunciarem oficialmente a separação da dupla, Simone e Simaria voltaram a subir no palco juntas no último sábado...

Aos 50 anos, Luiza Ambiel recria famosa foto na banheira

Nesta segunda-feira (26), Luiza Ambiel pegou os fãs de surpresa. A morena recriou a famosa foto da banheira do Gugu, em que ela aparece usando um...

Deputados que desistiram

Dos 598 deputados federais que atuaram na atual legislatura, 49 não vão disputar nenhum cargo na eleição de outubro. Incluindo nomes de destaque como...

Recentes