RedeTV! propõe nova redução de salário e jornalistas reagem

RedeTV!

RedeTV!
RedeTV! propõe redução de salários; jornalistas reagem (Imagem: Divulgação / RedeTV!)

Em meio a investimentos como a contratação de Luís Ernesto Lacombe, ex-Band, para o Opinião no Ar, a RedeTV! busca manter a redução do salário e da jornada de trabalho de seus jornalistas em 25% – usando do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, instituído pelo governo Jair Bolsonaro em meio à crise financeira associada à pandemia de coronavírus. Os profissionais, porém, não estão mais dispostos a aceitar tais acordos.

Segundo informações do jornalista Maurício Stycer, do portal UOL, os contratados do departamento de Jornalismo da RedeTV! decidiram, em assembleia realizada na última quarta-feira (14), que não vão mais concordar com as propostas de redução. Eles também afirmaram que estão sendo “coagidos” pela emissora, sob ameaça de demissão, a assinar o novo compromisso; o prazo para tal expira na próxima segunda-feira (19).

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo relata que cerca de 20 profissionais – mais de 30% do time de jornalistas do canal, de acordo com Stycer – endossaram um manifesto contrário à proposta do canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. “Nos recusamos a assinar os novos contratos de redução de vencimentos e jornada de trabalho, impostos pela direção da empresa, pelo oitavo mês consecutivo”, garante o documento divulgado hoje (16).

É importante frisar e denunciar que nós temos nos sentido coagidos a assinar esses aditivos contratuais sob a ameaça e aceno de que quem não o fizer será demitido”, prossegue o manifesto; desde abril, cabe frisar, foram quatro aditivos relacionados a cortes. “A emissora nunca apresentou qualquer justificativa financeira que demonstrasse a necessidade de ingressar”, conclui o documento, citando o programa proposto por Bolsonaro.

Consultada, a RedeTV! – única das grandes redes de TV aberta que aderiu à redução de salário e jornada de trabalho – alegou que “o setor de radiodifusão e a publicidade são dos mais impactados pela pandemia” e que “qualquer interpretação diferente dessa é apenas uso político pelo sindicato de uma realidade que atinge o país e o mundo”.

O post RedeTV! propõe nova redução de salário e jornalistas reagem apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Veja também:

Brasil possui 726 parques eólicos espalhados em 12 estados que asseguram o abastecimento de energia do País

A previsão é que a eletricidade gerada pela força dos ventos alcance cerca de 20% de abastecimento da demanda no segundo semestre de 2021 São...

Limão com Mel celebra retorno de Edson Lima com DVD especial

Os fãs da tradicional banda já podem comemorar! No próximo dia 18 de novembro, o Recife vai receber um time de peso para a...

“Se Deus quiser, hoje será a última sessão”, diz Caio Ribeiro sobre quimio

O jornalista usou as redes sociais, nesta terça-feira (21), para publicar a foto de um terço e torcer pela sua última sessão de quimioterapia....

Recentes