Presidente Bolsonaro concede medalha de mérito científico a si próprio

O presidente da República Jair Bolsonaro reconheceu a si próprio na quinta-feira (4) o título de grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. A homenagem, concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras por suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil, é praxe desde 2002, quando Fernando Henrique Cardoso assinou o decreto que ainda está em vigor.

No decreto, publicado no Diário Oficial da União, os ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Paulo Guedes (Economia), Milton Ribeiro (Educação) e Carlos França (Relações Internacionais) também foram agraciados com títulos da Ordem.

Além das autoridades do governo, outras 32 personalidades, entre professores e pesquisadores de diversas áreas da ciência, também receberam a ordem.

Em agosto, Marcos Pontes já havia recebido a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, que também foi concedida pelo presidente à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O chefe do Executivo tem usado as medalhas como forma de prestigiar seus aliados. O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e 2 dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), receberam no passado a honraria Ordem de Mérito Naval, tradicionalmente dada a quem prestou serviços relevantes à Marinha.

Outros presidentes já reconheceram a si próprios grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. Abaixo, o decreto de Michel Temer (MDB), de 2018.

 

Veja também:

Com aval de Leston, cinco crias da Base do Santa Cruz devem ser promovidas ao profissional

O Santa Cruz está em fase final de preparação visando o primeiro compromisso de 2022, que acontecerá neste domingo (22), às 16h, diante do...

Nelson Wilians Group terá nova filial no Nordeste

Região poderá contar com os serviços oferecidos pela tríade NW Soluções, NW Negócios & Investimentos e INW, com o unidade que será instalada em...

O primeiro disco de Cleo

A cantora e atriz Cleo (sem o Pires) está programando para lançar seu primeiro álbum ainda este semestre. Longe da TV desde 2018, quando decidiu se...

Recentes