Público alvo nesta etapa são as pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Todos os postos estão vacinando das 8h às 17h. Veja a lista.
São Luís registrou nesta segunda-feira (18) um bom fluxo de pacientes de 20 a 29 anos (público-alvo) nos postos de saúde pela segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Todos os postos estão vacinando das 8h às 17h contra a doença, que pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos. O sarampo pode ser facilmente transmitido por meio da tosse ou espirros de uma pessoa infectada.
Segundo a coordenação de Imunização da Semus, a vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo) é contraindicada para gestantes, pessoas em estado febril, com registro de reação anafilática em doses anteriores ou usuários com imunodeficiência congênita ou adquirida.
Dia D
Ainda segundo a Semus, no dia 30 de novembro será promovido o Dia D, com abertura de unidades volantes em shoppings e em outros pontos da cidade, além do funcionamento integral das unidades de saúde para cumprir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Na primeira fase da campanha, que envolveu crianças entre seis meses e menores de cinco anos, foram imunizadas quase 12 mil pessoas, sendo 8.480 crianças. A abrangência maior foi entre o público de um a dois anos.
Para vacinar, é recomendável levar o cartão de vacina. Veja abaixo uma lista de postos de saúde que estão imunizando contra o sarampo em São Luís:
Distrito Centro:
- C. S. Paulo Ramos
- C. S. São Francisco
Distrito Itaqui-Bacanga:
- U. M. Itaqui-Bacanga
- C. S. Clodomir P. Costa
Distrito Coroadinho:
- U. M Coroadinho
- C. S. Fátima
Distrito Cohab:
- C. S. Turu
- Maternidade de Alta Complexidade (Marly Sarney)
Distrito Bequimão:
- CEM Vinhais
- C. S. Genésio Rêgo
Distrito Tirirical:
- CEM Cid. Operária
- U. M. São Bernardo
Distrito Vila Esperança:
- C. S. Ribamar Frazão
- C. S. Itapera