Pessoas do grupo de prioridade fazem fila para tentar marcar consultas e exames em São Luís

Na manhã desta segunda-feira (22), centenas de pessoas fizeram fila em frente à Central de Marcação de Consultas (CEMARC) do bairro Alemanha, em São Luís, para tentar conseguir senhas que serão usadas na marcação de consultas e exames na rede municipal de Saúde.

A extensa fila é formada por pessoas do grupo de prioridade, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Muitos desses pacientes dormiram na fila para conseguir um atendimento e, na maioria das vezes, faltam senhas para várias especialidades.

Jane Miranda, de 48 anos, chegou às 18h30 desse domingo (21) na CEMARC e precisou dormir na fila para tentar marcar uma cirurgia no ombro. Ela já está há dois anos esperando a realização do procedimento e, apesar de ter sido uma das primeiras da fila, não conseguiu marcar a cirurgia.

“No dia 9 de setembro vai fazer dois anos que eu tô esperando essa cirurgia. É um sofrimento porque eu não posso movimentar e nem fazer força no meu braço”, disse Jane.

O que diz a Prefeitura de São Luís

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que iniciou as tratativas com os setores técnicos da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, a SEMIT, a fim de que sejam implantados, em caráter de urgência, um sistema virtual de marcação de consultas que atenda a população de forma ainda mais descentralizada e ágil.

Os fluxos assistenciais para pacientes que necessitam de consultas ou procedimentos de médio ou alta complexidade estão sendo revistos para que também sejam descentralizados aos demais pontos da CEMARC, obedecendo aos fluxos pré estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Por fim, a Secretaria de Saúde do Município disse que os atendimentos estão passando por um processo de reestruturação administrativa e assistencial para melhor atendimento da população de São Luís e dos 192 municípios referenciados do Maranhão.

Veja também:

Viih Tube anuncia que está grávida de seu primeiro filho

A influenciadora digital e ex-BBB Viih Tube usou as redes sociais para anunciar para seus fãs e seguidores que está grávida de seu primeiro filho. O...

Juliana Paiva encerra contrato com a Globo após 13 anos

Após 13 anos, o casamento entre Juliana Paiva e a TV Globo chegou ao fim. A não renovação de contrato de exclusividade foi revelada...

A nova Coca-Cola

A Coca-Cola lança pela primeira vez um produto em parceria com um artista, Marshmello, indicado Grammy. A Coca sem açúcar tem uma fusão dos...

Recentes