México confirma primeiro caso de varíola dos macacos no país

O subsecretário de Saúde do México, Hugo López-Gatell, confirmou, neste sábado (28/5), o primeiro caso da varíola dos macacos no país. O paciente é um homem de 50 anos que vive nos Estados Unidos.

“Hoje [sábado] confirmamos o primeiro caso importado de varíola dos macacos no México. É um homem de 50 anos, residente permanente da cidade de Nova York, que provavelmente foi infectado na Holanda. Está sendo tratado na CDMX (Cidade do México)” disse López-Gatell em um tuíte.

“Felizmente, ele está estável e em isolamento preventivo. Esperamos que se recupere sem complicações”, completou. O subsecretário, no entanto, não deu detalhes sobre possíveis contatos do homem com outras pessoas e não mencionou a nacionalidade do paciente.

Com o registro, o México se torna o segundo país da América Latina a confirmar a presença da doença. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde da Argentina anunciou o primeiro caso da varíola dos macacos no país. A informação foi divulgada pelo jornal Clarín.

O paciente voltou de uma viagem à Espanha no último dia 16 de maio e procurou atendimento em um hospital de Buenos Aires no domingo (22/5), com lesões pelo corpo e febre.

Nessa sexta, a chefe da Divisão Global de Preparação para Riscos Infecciosos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Sylvie Briand, pediu que as autoridades internacionais reajam rapidamente para conter a propagação da varíola dos macacos.

Cerca de 300 casos tiveram confirmação em 22 países desde 7 de maio, quando o primeiro paciente foi diagnosticado com a doença no Reino Unido.

Veja também:

Simaria aparece de surpresa em show de Simone e emociona a irmã

Pouco mais de um mês após anunciarem oficialmente a separação da dupla, Simone e Simaria voltaram a subir no palco juntas no último sábado...

Aos 50 anos, Luiza Ambiel recria famosa foto na banheira

Nesta segunda-feira (26), Luiza Ambiel pegou os fãs de surpresa. A morena recriou a famosa foto da banheira do Gugu, em que ela aparece usando um...

Deputados que desistiram

Dos 598 deputados federais que atuaram na atual legislatura, 49 não vão disputar nenhum cargo na eleição de outubro. Incluindo nomes de destaque como...

Recentes