João Emanuel Carneiro lembra notificação sobre falta de atores negros em Segundo Sol

João Emanuel Carneiro

João Emanuel Carneiro
O autor João Emanuel Carneiro lembrou a notificação do Ministério Público do Trabalho da Bahia devido à falta de representatividade negra em Segundo Sol (Imagem: Reprodução / Globo)

João Emanuel Carneiro admitiu em entrevista ao Conversa com Bial, de sexta-feira (16), que errou ao ter escalado poucos atores negros para Segundo Sol. A novela exibida em 2018 se passava em Salvador, na Bahia, maior população negra fora da África.

A falta de representatividade acabou gerando uma notificação do Ministério Público do Trabalho da Bahia. “Eu acho que tá certo [a notificação]. Tem que dar voz aos negros, fazer a novela com mais atores negros. E nesse evento aí, nessa ocasião do Ministério Público no ‘Segundo Sol’, eu aprendi. Acho que foi uma lição pra mim. Eu penso em fazer novelas diferentes também“, afirmou ele a Pedro Bial.

Na época, a “Bahia branca” de Segundo Sol foi criticada e chegou a virar motivo de piada nas redes sociais. Após a notificação do MPT, atores negros foram escalados tanto para papéis principais e secundários, além de figurantes que passaram a ser escalados de modo mais recorrente.

A notificação veio antes mesmo da estreia de Segundo Sol; o Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) acionou a Globo pela falta de representatividade de negros no folhetim. A história se passava no estado e acompanhava a trajetória de Beto Falcão (Emílio Dantas), um cantor de axé que foi dado como morto após sofrer um acidente de avião.

Além do protagonista, todos os personagens principais baianos – Luzia (Giovanna Antonelli), Karola (Deborah Secco), Laureta (Adriana Esteves) e Remy (Vladimir Brichta) -, também foram vividos por atores brancos.

O documento do MPT expedido pela Coordenadora Nacional de Combate à Discriminação no Trabalho, Valdirene Silva, sugeria ainda 14 medidas que a emissora poderia adotar para promover maior inclusão de atores negros na produção.

O post João Emanuel Carneiro lembra notificação sobre falta de atores negros em Segundo Sol apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Veja também:

Brasil possui 726 parques eólicos espalhados em 12 estados que asseguram o abastecimento de energia do País

A previsão é que a eletricidade gerada pela força dos ventos alcance cerca de 20% de abastecimento da demanda no segundo semestre de 2021 São...

Limão com Mel celebra retorno de Edson Lima com DVD especial

Os fãs da tradicional banda já podem comemorar! No próximo dia 18 de novembro, o Recife vai receber um time de peso para a...

“Se Deus quiser, hoje será a última sessão”, diz Caio Ribeiro sobre quimio

O jornalista usou as redes sociais, nesta terça-feira (21), para publicar a foto de um terço e torcer pela sua última sessão de quimioterapia....

Recentes