Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão

Foram empossados, nesta segunda-feira (9), os novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão (CEPD-MA), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Jaracati. O conselho é formado por 20 integrantes, tem vigência para o biênio de 2022-2023 e tem o objetivo de defender, cumprir e fazer cumprir as Políticas Públicas estabelecidas na legislação vigente. 

O Conselho tem como missão apoiar os municípios na criação dos Conselhos Municipais sobre drogas e fiscalizar as ações do Plano Estadual sobre Drogas, lançado ano passado pelo Governo do Estado e que diz respeito a um conjunto de ações a serem realizadas pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (Seduc), da Segurança Pública (SSP) e Extraordinária da Juventude (Seejuv). 

Presente na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, celebrou o ato afirmando que a transversalidade é a principal característica do Conselho. “Há uma transversalidade das políticas públicas, assim como de segmentos da sociedade. Essa troca é fundamental para que as ações cumpram o objetivo, que é o de impactar vidas”, disse.

O CEPD-MA foi criado em 2016 e funciona de acordo com a Lei nº10.492. Desde os primeiros anos, a entidade foi presidida por um membro do governo, porém, nesta gestão de 2022-2023 terá em sua liderança um membro da sociedade civil, que deve ser escolhido pelos membros do conselho.

Empossado no CEPD-MA, o representante da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Norte Brasileira (ADRA Maranhão), Marcos Roberto Pinto, afirmou que este é um momento oportuno para a implementação de novas diretrizes. “A participação da sociedade civil na direção do Conselho abre espaço para um novo formato, com nova motivação e força, com o intuito de fazer um trabalho cada vez melhor em favor da comunidade enquanto agentes de transformação social”, destacou.

Também empossado no Conselho, o pastor e coordenador da Associação Filantrópica Casa do Oleiro, em Paço do Lumiar, Fernando de Vasconcelos, comemorou as ações da gestão estadual. “A partir do momento em que a sociedade civil tem uma voz mais ativa, ela passa a somar com aquilo que já foi construído ao longo dos anos. Assim, estamos muito favoráveis e esperançosos, uma vez que há trabalho conjunto com a parte governamental”, contou.

Veja também:

O nome de Lula para o Ministério da Educação

Lula teria uma novidade para a Educação, que pretende tornar uma das Pastas mais prestigiada de seu governo, se ganhar. Para o cargo seria...

O Brasil pode garantir o troféu na quinta-feira com um empate

Os jogos estão sendo realizados nos estádios Maktoum Bin Rashid Al Maktoum e Al Nasr.   A Dubai Cup Seniors está entregando o que prometeu, uma...

Ludmila Dayer é diagnosticada com esclerose múltipla

Ludmila Dayer, de 39 anos, revelou ter recebido o diagnóstico de esclerose múltipla. A atriz contou sobre a doença em uma live, na última...

Recentes