Ex-jogadora de xadrez, Paula Fernanda Delai destaca troca de sedes, entre as curiosidades da 44ª Olimpíada de xadrez

A 44ª Olimpíada de Xadrez da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), realizada em agosto na cidade de Chennai, na Índia, foi a edição recordista de delegações participantes. No total, 188 países participaram na modalidade aberta. 

Para a ex-jogadora de xadrez e médica pediatra, Paula Fernanda Delai, o evento, realizado a cada dois anos, teve algumas particularidades que o tornaram ainda mais interessantes do que somente as partidas, que já são um espetáculo à parte.

Uma curiosidade, segundo Paula Delai, foi a troca de cidade para sediar o evento, fazendo com que a definição ocorresse meio que de última hora. “Esta edição de 2022 deveria ocorrer em Moscou, o que foi impossibilitado devido às restrições impostas da UE contra Rússia, devido a conflito armado na Ucrânia. Em 2020, estava marcado para ser realizado em Minsk mas houve o cancelamento por rebelião política na Bielorrússia. Então houve uma sequência de competições de xadrez online, culminando com essa edição presencial”, relata a médica e ex-jogadora.

A última Olimpíada de Xadrez presencial, a 43ª edição, foi realizada em 2018 na capital da Geórgia, Batumi. Por conta da Pandemia da Covid-19, o evento precisou ser adiado. “Desde o momento em que a FIDE decidiu cancelar o evento em Moscou, até a candidatura da Índia, eleição e confirmação de Chennai como sede, foi tudo muito rápido. Os organizadores indianos se propuseram preparar uma Olimpíada em apenas quatro meses, o que foi um feito histórico”, ressalta Paula Fernanda Delai, que devido à sua experiência em diversos campeonatos, sabe da complexidade que é organizar esse megaevento esportivo, principalmente em termos de estrutura fisica.

O local das competições foi o Four Points do Sheraton Mahabalipuram Resort & Convention Center, a 60 quilômetros ao sul do centro da cidade de Chennai. Ele está localizado em Mamallapuram, que é conhecido por seus monumentos hindus dos séculos VII e VIII, que também é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Veja também:

Simaria aparece de surpresa em show de Simone e emociona a irmã

Pouco mais de um mês após anunciarem oficialmente a separação da dupla, Simone e Simaria voltaram a subir no palco juntas no último sábado...

Aos 50 anos, Luiza Ambiel recria famosa foto na banheira

Nesta segunda-feira (26), Luiza Ambiel pegou os fãs de surpresa. A morena recriou a famosa foto da banheira do Gugu, em que ela aparece usando um...

Deputados que desistiram

Dos 598 deputados federais que atuaram na atual legislatura, 49 não vão disputar nenhum cargo na eleição de outubro. Incluindo nomes de destaque como...

Recentes