Rio de Janeiro espera colher 423,9 mil sacas de café em 2026, com crescimento de 0,4% na produção
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
- O estado do Rio de Janeiro projeta uma colheita de 423,9 mil sacas de café arábica, apresentando um aumento modesto de 0,4% em comparação ao ciclo anterior.
- A safra total brasileira é estimada em 66,7 milhões de sacas, impulsionada pelo ciclo de bienalidade positiva.
- A colheita já começou em várias cidades da região Noroeste do estado, mas enfrenta desafios devido à falta de mão de obra.
Para a safra de 2026, o Rio de Janeiro estima produzir 423,9 mil sacas de café arábica. O relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), publicado em maio de 2026, indica um leve crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior. Esse pequeno avanço é atribuído ao aumento da área plantada e ao incremento no número de árvores cultivadas, que ajudaram a mitigar os efeitos da bienalidade negativa – fenômeno natural que resulta em flutuações nos ciclos produtivos das plantas.
A região Noroeste do estado se destaca como a principal área produtora de café no Rio, evidenciando investimentos em técnicas modernas de manejo que visam aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade dos grãos. Os dados da Conab sugerem que o setor encontra-se animado por preços favoráveis, o que tem estimulado a ampliação das áreas cultivadas. No entanto, outras regiões apresentam cenários variados: enquanto o Sul fluminense também registra crescimento na produção, a região Serrana, especialmente Bom Jardim, mostra uma diminuição na área plantada.
Panorama da Cafeicultura no RJ (Safra 2026)
| Indicador | Dados / Contexto |
|---|---|
| Produção Estimada | 423,9 mil sacas (Café Arábica) |
| Crescimento Anual | +0,4% |
| Região Noroeste | Principal polo produtivo do estado com investimentos em manejo e expansão. |
| Região Sul | Registra crescimento constante na produção e expansão nas áreas cultivadas. |
| Região Serrana | style= “padding:px;color:#444;”>Diminuição na área plantada destacando Bom Jardim. |
Desafios e logística da colheita no estado
A colheita no Rio já iniciou suas atividades em municípios como Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai. No entanto, localidades como Natividade e Itaperuna ainda aguardam o ponto ideal para iniciar a coleta dos frutos.
Os produtores fluminenses enfrentam desafios logísticos significativos. A escassez de mão de obra é um problema crônico na cafeicultura local. Essa situação pode resultar na extensão da colheita até setembro em algumas regiões do estado, dependendo da disponibilidade dos trabalhadores para realizar a atividade.
Status da Colheita e Desafios Logísticos (RJ)
| Município/ Região | Status da Colheita | Desafio/Observação |
|---|---|---|
| Bom Jesus do Itabapoana ,Porciúncula e Varre-Sai td > | Iniciada td > | Destaque para região Noroeste com escassez na mão-de-obra. td > tr > |
| td > <td ="style":"" padding:px;color:#e67e22;" Não iniciada " td > <td ="style":"" padding:px;color:#666;"Aguardando maturação ideal dos grãos." td > tr > | ||
| Valença | Aumento na área cultivada na região Sul.” td> tr > | |
| Colheita prevista entre maio e julho.” td> tr > | ||
