Menu

Buscar notícias

O que você procura?

Digite um assunto e pressione Enter para buscar no site.

← Página inicial

Brasil

Instituto de Meteorologia aponta previsão de fortes chuvas no Sudeste, com índices acima de 60 mm por hora.

Instituto de Meteorologia aponta previsão de fortes chuvas no Sudeste, com índices acima de 60 mm por hora.

[Foto: Richard Souza / GE] O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (07/02) alertas de grande

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (07/02) alertas de grande perigo para chuvas intensas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A previsão vale para este sábado e também para o domingo (08), com riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.

As áreas mais afetadas devem incluir o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o Sul do estado do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba Paulista, as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo e a Zona da Mata. Nesses locais, são esperados volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.

Ao todo, 123 municípios estão incluídos no alerta vermelho, classificado como “grande perigo”. Entre eles estão a cidade do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda e Vassouras, no estado do Rio; Campos do Jordão, Aparecida e Ubatuba, em São Paulo; além de Wenceslau Braz, Gonçalves e São Lourenço, em Minas Gerais.

O Inmet divulgou orientações para moradores das áreas em risco, como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar possíveis alterações em encostas, permanecer em locais abrigados e, em caso de inundação, proteger pertences da água com sacos plásticos. A população também deve buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Alertas em outras regiões

Além do Sudeste, o Inmet emitiu alerta laranja, classificado como perigo, para áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O aviso inclui partes dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Entre os municípios citados estão Manaus e Presidente Figueiredo, no Amazonas; Timon e Caxias, no Maranhão; Cametá e Altamira, no Pará; Teresina e Picos, no Piauí; Araguaína, no Tocantins; Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Nobres, no Mato Grosso; e Uruaçu, em Goiás.

Para essas áreas, a previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

O instituto recomenda que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, desligue aparelhos elétricos e procure orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

*Com informações de Inmet

Tópicos relacionados

Últimas notícias